Com o uso cada vez mais intenso das mídias digitais, principalmente considerando o cenário pós-pandemia, tem sido prioridade para as empresas e para o mercado proporcionar uma boa experiência para os consumidores no digital. É uma estratégia tanto de retenção, quanto de prospecção de novos clientes.
Nesse contexto, surgem questões sobre a Experiência do Usuário e como torná-la cada vez mais simples, intuitiva e agradável, seja através do visual ou da escrita. Pensando nisso e nas estratégias possíveis para aperfeiçoar essa experiência, trazemos a Realidade Aumentada para a discussão.
Afinal, como a Realidade Aumentada pode colaborar com a Experiência do Usuário? O que é Experiência do Usuário e o que necessariamente ela busca promover?
Tudo isso você entenderá a seguir.
O que é Experiência do Usuário?
Experiência do Usuário, ou User Experience (UX), é o nome dado às interações que uma pessoa tem com um produto ou serviço, desde o primeiro contato.
A ideia é que essa experiência seja o mais simples e agradável possível, a fim de que o produto consiga resolver o problema do usuário com facilidade, atendendo às suas necessidades e sendo intuitivo ao mesmo tempo.
Por isso, uma boa Experiência do Usuário leva em consideração os seguintes pontos: simplicidade no uso, responsividade, atratividade e agradabilidade. Afinal, para além de oferecer um produto de qualidade, a experiência que o usuário terá com ele também deve ser boa. O prazer no uso de um produto e a facilidade em lidar com ele contam bastante na retenção de um cliente.
Tendo em vista a potência de oferecer uma boa experiência para o usuário, tem-se investido cada vez mais em novas formas de proporcioná-la. Dentro disso, a Realidade Aumentada tem sido usada como ferramenta, apresentando uma série de benefícios para o universo UX. Vejamos alguns deles.
5 benefícios da Realidade Aumentada para a Experiência do Usuário (UX)
1. Interação mais prática
A Realidade Aumentada complementa o real com elementos criados digitalmente, e isso contribui enormemente para proporcionar ao usuário uma experiência mais prática.
Pensemos, por exemplo, no uso da RA na compra de móveis. O cliente, ao projetar em casa como determinado móvel ficaria disposto, consegue ter uma noção muito mais real e prática, interagindo com o produto e tendo uma experiência mais rica e capaz de ajudá-lo em sua decisão de compra.
2. Experiência mais prazerosa
Uma boa experiência do usuário também diz respeito sobre o quanto o contato com o produto ou serviço consegue ser agradável, prazeroso e atrativo. Com a Realidade Aumentada, as possibilidades de proporcionar uma experiência mais rica, com mais detalhes e elementos desde o início se ampliam, transformando toda a experiência, tornando-a muito mais marcante.
3. Compras mais assertivas
O uso da Realidade Aumentada na Experiência do Usuário proporciona ao cliente uma jornada de compra mais imersiva, dando a ele uma riqueza de elementos para tomar sua decisão com menos dúvidas e mais assertividade. Essa consistência no ato da compra gera mais satisfação ao usuário e contribui para que haja menos custos de logística reserva.
4. Menos sobrecarga cognitiva
Imagine um manual de um carro. Muito texto, muitas imagens e muita informação, não é mesmo? Agora, imagine se você pudesse descobrir como manusear cada parte do seu carro através da Realidade Aumentada, apenas apontando a câmera do seu celular para cada parte do veículo?
Essa foi a ideia da Hyundai, em 2015, e é um ótimo exemplo de como a Realidade Aumentada pode melhorar a experiência do usuário. Manuais de carro contêm informações excessivas e, por isso, são muitas vezes deixados de lado. Ao colocar todas essas informações de um jeito muito mais simplificado e prático, a experiência do usuário fica mais leve, ajudando o cliente a focar somente no que é importante para ele.
5. Diferencial competitivo
Por último, não podemos deixar de citar o quanto a Realidade Aumentada amplia a capacidade de uma empresa proporcionar experiências mais criativas e exclusivas através de campanhas e estratégias de marketing. Isso, sem dúvidas, além de garantir ao usuário uma experiência diferenciada, ainda é um grande diferencial competitivo.
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Até a próxima!