Nosso Email

oi@senseplus.com.br

Nosso Telefone

+55 (11) 9 9292-8331

Como o uso da Realidade Aumentada pode melhorar a Experiência do Usuário (UX)

Com o uso cada vez mais intenso das mídias digitais, principalmente considerando o cenário pós-pandemia, tem sido prioridade para as empresas e para o mercado proporcionar uma boa experiência para os consumidores no digital. É uma estratégia tanto de retenção, quanto de prospecção de novos clientes. 

Nesse contexto, surgem questões sobre a Experiência do Usuário e como torná-la cada vez mais simples, intuitiva e agradável, seja através do visual ou da escrita. Pensando nisso e nas estratégias possíveis para aperfeiçoar essa experiência, trazemos a Realidade Aumentada para a discussão. 

Afinal, como a Realidade Aumentada pode colaborar com a Experiência do Usuário? O que é Experiência do Usuário e o que necessariamente ela busca promover?

Tudo isso você entenderá a seguir.

O que é Experiência do Usuário?

Experiência do Usuário, ou User Experience (UX), é o nome dado às interações que uma pessoa tem com um produto ou serviço, desde o primeiro contato.

A ideia é que essa experiência seja o mais simples e agradável possível, a fim de que o produto consiga resolver o problema do usuário com facilidade, atendendo às suas necessidades e sendo intuitivo ao mesmo tempo. 

Por isso, uma boa Experiência do Usuário leva em consideração os seguintes pontos: simplicidade no uso, responsividade, atratividade e agradabilidade. Afinal, para além de oferecer um produto de qualidade, a experiência que o usuário terá com ele também deve ser boa. O prazer no uso de um produto e a facilidade em lidar com ele contam bastante na retenção de um cliente

Tendo em vista a potência de oferecer uma boa experiência para o usuário, tem-se investido cada vez mais em novas formas de proporcioná-la. Dentro disso, a Realidade Aumentada tem sido usada como ferramenta, apresentando uma série de benefícios para o universo UX. Vejamos alguns deles. 

5 benefícios da Realidade Aumentada para a Experiência do Usuário (UX)

1. Interação mais prática

A Realidade Aumentada complementa o real com elementos criados digitalmente, e isso contribui enormemente para proporcionar ao usuário uma experiência mais prática. 

Pensemos, por exemplo, no uso da RA na compra de móveis. O cliente, ao projetar em casa como determinado móvel ficaria disposto, consegue ter uma noção muito mais real e prática, interagindo com o produto e tendo uma experiência mais rica e capaz de ajudá-lo em sua decisão de compra. 

2. Experiência mais prazerosa

Uma boa experiência do usuário também diz respeito sobre o quanto o contato com o produto ou serviço consegue ser agradável, prazeroso e atrativo. Com a Realidade Aumentada, as possibilidades de proporcionar uma experiência mais rica, com mais detalhes e elementos desde o início se ampliam, transformando toda a experiência, tornando-a muito mais marcante. 

3. Compras mais assertivas

O uso da Realidade Aumentada na Experiência do Usuário proporciona ao cliente uma jornada de compra mais imersiva, dando a ele uma riqueza de elementos para tomar sua decisão com menos dúvidas e mais assertividade. Essa consistência no ato da compra gera mais satisfação ao usuário e contribui para que haja menos custos de logística reserva.

4. Menos sobrecarga cognitiva

Imagine um manual de um carro. Muito texto, muitas imagens e muita informação, não é mesmo? Agora, imagine se você pudesse descobrir como manusear cada parte do seu carro através da Realidade Aumentada, apenas apontando a câmera do seu celular para cada parte do veículo? 

Essa foi a ideia da Hyundai, em 2015, e é um ótimo exemplo de como a Realidade Aumentada pode melhorar a experiência do usuário. Manuais de carro contêm informações excessivas e, por isso, são muitas vezes deixados de lado. Ao colocar todas essas informações de um jeito muito mais simplificado e prático, a experiência do usuário fica mais leve, ajudando o cliente a focar somente no que é importante para ele. 

5. Diferencial competitivo 

Por último, não podemos deixar de citar o quanto a Realidade Aumentada amplia a capacidade de uma empresa proporcionar experiências mais criativas e exclusivas através de campanhas e estratégias de marketing. Isso, sem dúvidas, além de garantir ao usuário uma experiência diferenciada, ainda é um grande diferencial competitivo. 

E aí, você curtiu esse conteúdo? Se você gosta de acompanhar temáticas a respeito de tecnologias disruptivas, metaverso e outros tipos de realidade, continue nos acompanhando por aqui e nos siga também no Instagram: @senseplus_ 😊 

Até a próxima!

Índice

Nosso Email

oi@senseplus.com.br

Nosso Telefone

+55 (11) 9 9292-8331