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Energisa

Criada em 1905, em Cataguases, no interior de Minas Gerais, por um grupo de empreendedores que decidiu construir uma hidrelétrica para fornecer energia elétrica para a região. A Energisa hoje oferece mais de 16 mil empregos diretos e está presente em 97% do território nacional, fornecendo energia limpa a mais de 20 milhões de pessoas.

Curiosidades sobre a Energisa

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do Brasil nos conhece
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de pessoas atendidas
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Empregos Gerados

Desafio Inicial

Construímos um projeto em conjunto com a Energisa para desenvolver uma Plataforma e Metodologia de Treinamento baseada em Realidade Virtual e Aumentada,com avaliação integrada . Essa plataforma deveria ser completa e serviria para o treinamento de novos eletricistas profissionais em manobras de subestação.

O projeto contou com os seguintes requisitos:

1.

Desenvolver plataforma e metodologia de treinamento com múltiplo conteúdo de Realidade Aumentada e Virtual com coleta de dados e apresentação de Dashboards.

1.

Desenvolver plataforma e metodologia de treinamento com múltiplo conteúdo de Realidade Aumentada e Virtual com coleta de dados e apresentação de Dashboards.

2.

Desenvolver treinamento com conteúdo e ambiente 3D de alta qualidade e fidelidade para habilitação e atualização de eletricistas de distribuição e técnicos para Manobras de SE.

2.

Desenvolver treinamento com conteúdo e ambiente 3D de alta qualidade e fidelidade para habilitação e atualização de eletricistas de distribuição e técnicos para Manobras de SE

3.

Desenvolver Metodologia de Aprendizado e Avaliação para treinamento em Realidade Virtual, incluindo análise em múltiplas dimensões.

3.

Desenvolver Metodologia de Aprendizado e Avaliação para treinamento em Realidade Virtual, incluindo análise em múltiplas dimensões.

4.

Implantar infraestrutura de Realidade Virtual, testar óculos inteligentes e soluções de instruções.

4,

Implantar infraestrutura de Realidade Virtual, testar óculos inteligentes e soluções de instruções.

5.

Desenvolver aplicativo de Realidade Aumentada para capacitação sobre equipamentos com manipulação de modelos 3D pelo smartphone.

5.

Desenvolver aplicativo de Realidade Aumentada para capacitação sobre equipamentos com manipulação de modelos 3D pelo smartphone.

6.

Desenvolver aplicação de suporte remoto que integra vídeo chamada e anotações em Realidade Aumentada.

6.

Desenvolver aplicação de suporte remoto que integra vídeo chamada e anotações em Realidade Aumentada.

De acordo com os objetivos definidos pela Energisa, traçamos a metodologia e começamos os estudos junto à nossa equipe, e decidimos que nosso projeto deveria contar com múltiplas soluções, que conseguiriam atender exatamente às necessidades da Energisa.

Solução #1 - Treinamento em Realidade Virtual

O produto principal do projeto envolveu o desenvolvimento de aplicações para treinamento em Realidade Virtual e Realidade Aumentada integrados a uma plataforma de avaliação que coleta dados dos treinamentos e apresenta resultados para alunos, instrutores e gestores.  

O treinamento de Realidade Virtual foi desenvolvido para utilização com dispositivos específicos conectados a um computador implantado em uma sala de treinamento  como computadores conectados a óculos de realidade virtual e para dispositivos sem um computador como óculos de Realidade Virtual do tipo stand-alone, visando a sua utilização em bases.

O objetivo do treinamento foi de imergir eletricistas e técnicos de distribuição em um ambiente 3D semelhante ao mundo real para ensinar e avaliar a sua capacidade de atuação em manobras de Subestação, desde a chegada à instalação, até a realização da manobra. 

Um dos resultados esperados do projeto era o de modelagem de um ambiente de altíssima qualidade, sendo muito fiel ao de uma subestação real da Energisa, de forma a convencer usuários da criticidade e periculosidade das atividades realizadas em ambiente de treinamento.

O local escolhido para servir de modelo foi a Subestação Cataguases 2, localizada próxima a sede da Energisa no município de Cataguases, Minas Gerais.

Para comportar todo o sistema de treinamentos, foi criada uma sala para a realização desses treinamentos, com a compra de equipamentos de ponta para que os novos profissionais pudessem ser instruídos dentro de um ambiente digital que estivesse o mais próximo possível do real.

Solução #2 - Aplicativo em Realidade Aumentada para Capacitação

Uma das aplicações em Realidade Aumentada integradas à plataforma de avaliação é um aplicativo para smartphones criado para capacitação em equipamentos da rede elétrica. O objetivo deste software é disponibilizar acesso a uma lição interativa sobre equipamentos que pode ser acessada de um dispositivo móvel, facilitando a distribuição de conhecimento.

As principais interações entre o aplicativo e Plataforma de Treinamento são:

  • Autenticação: quando o usuário faz login no aplicativo a autenticação é feita pela Plataforma de Treinamento que também responde sobre quais categorias e treinamentos o usuário possui acesso.
  • Download: o usuário pode baixar os treinamentos para o seu dispositivo, sendo os treinamentos disponibilizados pela Plataforma de Treinamento.
  • Avaliação do Treinando: a cada treinamento o usuário deve responder a questões de múltipla escolha ou de identificação de objetos. Os dados sobre o desempenho do treinando são enviados para a plataforma.
  • Avaliação de Conteúdo: o usuário pode informar a sua avaliação quanto ao conteúdo apresentado.

 

A câmera é utilizada para captar a imagem que em conjunto com a análise dos sensores ajuda a identificar a posição dos dispositivos em relação ao ambiente real. Quando posicionado o objeto virtual no mundo real, estes dados são constantemente atualizados para acompanhamento da mudança de posição dos dispositivos. A tela, além de mostrar a cena visualizada, monitora toques nos objetos e interface para realizar interações com o objeto virtual.

Solução #3 - Plataforma de Treinamento e Avaliação com Gamificação e Dashboards para Acompanhamento de Treinamentos em Realidade Virtual e Aumentada

A Plataforma de Treinamento e Avaliação desenvolvida no projeto tem o objetivo de coletar, armazenar, gerenciar e apresentar resultados dos treinamentos realizados por meio das aplicações em Realidade Virtual e Aumentada. Tendo como base o conceito de distribuição de conteúdo, a ideia é que treinamentos realizados em diferentes aplicações, dispositivos, tecnologias e localidades tivessem seus dados centralizados e utilizados para a criação de métricas únicas para acompanhamento e avaliação de alunos.

A construção da Plataforma foi feita com base no uso por diferentes perfis de usuário que possuem diferentes funcionalidades, são eles:

  • Administrador: possui as funções de gerenciar usuários e treinamentos, cuidando do cadastro e base destas entidades;
  • Aluno: visualiza seus dashboards de gamificação e desempenho;
  • Instrutor: gerência treinamentos e visualiza dashboards de desempenho de alunos;
  • Gestor: visualiza desempenho de alunos que possuem relação de subordinação com o usuário.

 

O desenvolvimento da plataforma criou Dashboards para análise e apresentação de dados para alunos baseados em técnicas de Gamificação. Com base na abordagem de Game Design MDA (Mechanics, Dynamics, and Aesthetics)e, a partir destes princípios, definiu-se elementos de gamificação como mecânicas e componentes que visam gerar sensações ao usuário como desafio, associação a fazer parte de um grupo e sensação e sucesso, entre outros.

Solução #4 - Aplicativo de Suporte Remoto com Vídeo Chamada e Realidade Aumentada

Um dos objetivos do projeto foi o desenvolvimento de um aplicativo que visa conectar colaboradores em campo com colaboradores no escritório para que o colaborador que está remoto receba suporte para realização de atividades com maior agilidade e precisão. Este aplicativo se baseia na conexão de um vídeo chamada entre um dispositivo móvel ou óculos inteligentes com outro dispositivo móvel ou um computador. 

A aplicação desenvolvida a ser utilizada em dispositivos smartphones e smartglasses atende vários sistemas operacionais, utilizando o pacote de realidade aumentada e efetuando a comunicação de vídeo chamada (envio de texto, áudio e vídeo) entre os usuários.

Como de fato impactamos a Energisa com nosso projeto?

O projeto apresenta impactos econômicos baseados especialmente no impacto do treinamento em Realidade Virtual, com redução de tempo de treinamento, necessidade de deslocamentos e produtividade da atuação de equipes, todos refletidos em indicadores de excelência operacional.

A análise mais completa da capacitação e todos os aspectos envolvidos do piloto focado na área de Subestações, onde o público alvo de aproximadamente 1500 colaboradores que realizam intervenção em equipamentos que se não forem feitos com qualidade e otimizadas trazem prejuízos aos indicadores de qualidade na distribuição e na ocorrência de incidentes. A redução na exposição ao risco é essencial, visto que hoje via de regra 80% da capacitação (cerca de 80 horas) acontece on the job e com Linha Viva, devido à dificuldade de conciliar impedimentos destes equipamentos para treinamento. Com a introdução de novas tecnologias como a RV e RA e métodos educacionais, com a imersão em tempo real com acompanhamento do instrutor, há reduzindo os custos de impedir um equipamento, de redução de carga horária, de deslocamentos e de exposição a risco.

A redução de custos prevista advém principalmente de redução de tempo de treinamento, ou seja, de mão-de-obra parada para capacitação, de redução de custos com deslocamento, de melhoria de desempenho de colaboradores que refletem em ganhos de performance de equipes e de qualidade do sistema, reduzindo custos pela redução da duração de atividades e aumentando ganhos pela redução de indisponibilidades e da redução de exposição ao risco, de incidentes e de acidentes, os quais geram perdas inquantificáveis relacionadas ao patrimônio humano.

As soluções de Realidade Aumentada com maior impacto em atividades operacionais e de manutenção com uso de óculos inteligentes RealWear HMT-1 tem potencial de reduzir deslocamento pelo suporte de especialistas e supervisores que auxilia na resolução de problemas de forma remota, sem a necessidade de deslocamentos, evitando homens-hora gastos com deslocamento terrestre e aéreo, além de produtividade na troca de informações e conhecimento, permitindo a redução de tempo para resolução de falhas que, por conseguinte, deve auxiliar no aumento de disponibilidade e de segurança dos serviços.

Por fim, este aumento de eficiência operacional deve refletir em modicidade tarifária ao permitir que operações mais seguras e eficientes sejam capturadas como benefício para os consumidores finais de energia.

Case desenvolvido no âmbito do programa de P&D regulado pela Aneel.

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