Nosso Email

oi@senseplus.com.br

Nosso Telefone

+55 (11) 9 9292-8331

O que é Realidade Aumentada e como ela funciona?

O mundo virtual e a tecnologia vêm se expandindo em uma velocidade altíssima, sendo até difícil de acompanhar algumas vezes. 

Dentre essas novidades emergentes, muito tem se falado sobre a Realidade Aumentada (RA). Mas, afinal, o que é essa realidade, o que ela traz de novo para o mundo e quais são as suas aplicações? 

Isso é o que vamos te contar neste texto! Vamos lá? 

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a sobreposição de elementos ou objetos digitais no ambiente real. A ideia é aumentar a nossa percepção da realidade por meio da adição de elementos a ela. 

O aplicativo Pokémon GO e até mesmo os filtros do Instagram são exemplos de Realidade Aumentada. Eles adicionam ao mundo real elementos que não existem ali, e sim no digital. 

Essa tecnologia surgiu a partir dos QR codes, os pioneiros no uso da projeção de elementos digitais no mundo físico.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual: são a mesma coisa? 

É comum haver uma confusão entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual, no entanto, elas não são a mesma coisa. 

A Realidade Virtual é imersiva, proporcionando ao usuário uma experiência visual e sensorial em um ambiente completamente criado por projeções gráficas. Nesse caso, são necessários alguns acessórios para que a imersão aconteça, como capacetes ou óculos, por exemplo. 
Já a Realidade Aumentada não é totalmente digital: ela integra-o ao mundo real e físico, fazendo com que este se torne mais interativo.

Como funciona a Realidade Aumentada?

Como dissemos anteriormente, podemos ver a Realidade Aumentada na prática nos próprios filtros do Instagram e do Snapchat, e em diversos jogos, como o Pokémon GO

Basicamente, essa tecnologia funciona da seguinte forma: combina-se um software com algoritmos capazes de extrair informações de imagens digitais em tempo real, compreendendo o mundo real e combinando elementos virtuais com reais. 

Outro exemplo prático de Realidade Aumentada são os QR codes. Basta apontar a câmera do celular para um deles e você é capaz de fazer pagamentos, acessar cardápios de restaurantes, entre outros.

Por que investir em Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada, apesar de fazer muito sucesso principalmente no setor de entretenimento, é uma ferramenta muito útil e benéfica para vários outros setores. No caso de empresas com trabalhadores que operam em campo, por exemplo, o uso da Realidade Aumentada pode ajudar em:

  • Treinamentos;
  • Operação mais assertiva; 
  • Resolução de dúvidas; 
  • Ganho de tempo; 
  • Produtividade;
  • Melhor experiência de uso; 
  • Redução de custos; e 
  • Mais segurança. 

Além de tudo isso, a Realidade Aumentada é uma tecnologia versátil, com custo relativamente baixo e que está sendo altamente aderida pelas empresas, colaborando muito com o avanço da economia

Usos da Realidade Aumentada

Como foi dito, não é só no setor de entretenimento que a Realidade Aumentada vem ganhando espaço e gerando benefícios. Podemos ver o amplo uso da RA na saúde, na decoração, na indústria, na energia e na educação. 

Saúde: principalmente na parte de cirurgia, os médicos são capazes de ver órgãos em 3D ou o histórico do paciente via tablets ou óculos holográficos.

Decoração: algumas empresas têm apostado na Realidade Aumentada para simular como determinados móveis ou objetos ficariam no interior dos ambientes, melhorando muito a experiência do cliente. 

Indústria: colaboradores que operam em campo e lidam com processos complexos conseguem ter acesso às informações necessárias (tutoriais, treinamentos, check list dos afazeres) para continuar seu trabalho com mais produtividade, menos chance de erro e mais segurança. 

Energia: aqueles que operam em campo no ramo de energia frequentemente são expostos a riscos. Com a Realidade Aumentada e o acesso contínuo a tutoriais e treinamentos de maneira didática, a segurança aumenta. 

Educação: estudantes que precisam de um contato mais palpável do que estão aprendendo também podem se beneficiar com o uso da RA. Essa tecnologia possibilita experiências mais práticas que, provavelmente, só seriam possíveis no ambiente de trabalho. 

Deu para ver as várias possibilidades de aplicação da Realidade Aumentada, não é? Justamente por isso que os especialistas acreditam que seu uso continuará crescendo, principalmente no mundo empresarial.

*

Se você gosta desse tipo de conteúdo, com novidades e informações a respeito do mundo da tecnologia, continue acompanhando nosso blog

Nossa intenção é não só te manter informado, mas também aprofundar e gerar conhecimento sobre tópicos interessantes e importantes relacionados à tecnologia. 

Te vejo no próximo post! ????

Índice

Nosso Email

oi@senseplus.com.br

Nosso Telefone

+55 (11) 9 9292-8331

Quer que eu entre em contato?

Se você ficou com alguma dúvida, ou quer saber mais sobre realidade expandida, deixa seu e-mail e vamos conversar mais sobre.