Nosso Email

oi@senseplus.com.br

Nosso Telefone

+55 (11) 9 9292-8331

Realidade Aumentada ganha cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, engenharia e construção

Se você pensa que a Realidade Aumentada é uma tecnologia recente, está enganado. Em 1968, um engenheiro chamado Ivan Sutherland desenvolveu o sistema Head Mounted Display, que era usado na cabeça e possuía uma pequena tela na parte da frente. 

Porém, em 1992, o termo Realidade Aumentada foi reconhecido pelo cientista Thomas Caudell e, desde então, o aperfeiçoamento da ferramenta não parou por aí. 

Com inovações computacionais e gráficas, muitos profissionais começaram a ver esta ferramenta como benefício, de modo que era possível conquistar mais clientes unindo o virtual ao real, projetando exatamente o planejamento proposto em criação em cima do antigo, tornando-o cada vez mais realista.

Muitos profissionais como arquitetos, engenheiros e designers de interiores se tornaram adeptos ao uso da ferramenta. Para eles, a responsabilidade de realizar um sonho da casa nova ou reformada vai muito além do que somente entregar um projeto, mas sim de superar expectativas e alcançar pelo menos 90% do esperado pelo cliente.

Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada estão igualmente integradas à arquitetura digital, potencializando a experiência do cliente.

Mas afinal, qual a diferença entre RV e RA? 

Realidade Virtual X Realidade Aumentada 

Não, elas não são a mesma coisa, apesar dos conceitos serem próximos, a grande diferença entre eles é que a RV acontece em um espaço que não existe e este espaço é inteiramente criado sem compromisso com a realidade. 

A realidade virtual leva a pessoa, por exemplo, a acessar jogos, diferentes ambientes e entrar em construções como se estivessem realmente ali, porém não passa de uma ilusão causada pelo bug do corpo humano.

Diferentemente da RV, a realidade aumentada trabalha com ambientes reais, onde é possível adicionar itens virtuais e que complementam o ambiente.

Mas não quer dizer que essas duas ferramentas não trabalhem juntas, pelo contrário, as duas se complementam. 

No começo do projeto, é usado a realidade virtual, depois para alinhar expectativas e ajudar na elaboração, utiliza-se a realidade aumentada.

Mas de que adianta você conhecer, mas não saber para que serve não é mesmo? 

De que modo a Realidade Aumentada agrega valor aos seus usuários?

  1. Unir ambiente físico e virtual;
  2. Detectar erros e falhas nos projetos;
  3. Facilitar o trabalho para entender o cliente;
  4. Agregar valor ao trabalho;
  5. Despertar satisfação dos clientes.

Além disso, oarquiteto, engenheiro ou construtor que utiliza da Realidade Aumentada em seus projetos, conseguem agradar e impressionar o cliente, já que é possível fazer edições em tempo real, como mudança de cores de piso e de paredes, mudança de objetos, além de permitir que o cliente visualize exatamente cada ambiente do seu  projeto e, claro, de como ficará sua obra ao término.

Fazendo o uso da Realidade Aumentada, a redução de custo da obra pode bater até 30% a menos e, deste modo, é possível prever erros no projeto antes que eles sejam feitos, por meio de protótipos em 3D virtual, agregando valor ao trabalho e reputação do profissional, transmitindo segurança ao cliente. 

Como agregar valor

A colaboração entre os profissionais da construção civil, pode ajudar a suprir as necessidades do cliente e agregar valor, já que é possível unir arquitetos, engenheiros, designers e construtores para tomar decisões assertivas, tornando mais eficiente e prático a resolução dos problemas que podem aparecer. 

Os aplicativos de Realidade Aumentada proporcionam uma visão futura exata, inclusive de todas as camadas e materiais e instalações daquilo que será construído, o que ajuda os construtores nos projetos.

Tudo é feito de forma 3D, para que mesmo durante a construção seja possível ver através de paredes e facilitar o entendimento do caminho das instalações para reduzir a probabilidade de erros.

Programas integrados, como a metodologia BIM e CAD, permitem que através do smartphone ou tablet, o cliente possa acompanhar toda a realização do trabalho.

A ferramenta BIM (Building Information Modeling), significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção. Com ela os profissionais conseguem ter uma estimativa precisa dos materiais que irão utilizar, além de ajudar na construção de todas as fases de um projeto com mais facilidade e agilidade, adicionando informações ou modelos virtuais no ambiente real.

Este método combinado com a tecnologia impulsiona resultados aprimorados de um determinado projeto, de um modo que a modelagem 3D não consegue.

Já a ferramenta CAD oferece o mesmo tipo de suporte, porém com alguns pontos negativos, por serem mais antigos, mesmo assim integrando uma delas ao projeto, a chance de erro no pronto diminui.

Os softwares de realidade aumentada mais usados pelos profissionais são: AutoCad, 3DS Max, Revit e SketchUP.

Aplicativos que podem auxiliar e facilitar na apresentação do produto final 

Com certeza não poderíamos deixar de citar os muitos aplicativos para smartphones ou tablets que, como já falamos, podem integrar o “time” de profissionais e otimizar o trabalho. Listei 5 aplicativos de realidade aumentada que facilitam seu trabalho, são eles: 

1- Smart Reality

Tem a finalidade de converter plantas de 2D para 3D interativo e funciona perfeitamente em sistemas operacionais IOS e Android.

2- Augment 

É um dos primeiros aplicativos a criar em 3D com a realidade aumentada.

Além de ter a função de escanear plantas, possui também o compartilhamento de imagens.

 3- Daqri 4D 

Conhecido por proporcionar uma experiência diferente dos demais, este aplicativo dispõe de uma storytelling. 

Curiosidade: Este aplicativo também é usado em salas de aulas, proporcionando imersão dos alunos e ampliação do método de aprendizagem.

4- Aurasma

É um dos apps mais usados no setor da arquitetura, proporciona experiências diferentes por conta de sua abordagem e compartilha seus resultados para realização de propaganda dos seus serviços.

Além disso, o Aurasma também é utilizado na produção audiovisual e de conteúdo jornalístico.

5- Fuzor ou Revit

Este é um App muito indicado e favorito dos profissionais da área, para projetos arquitetônicos, engenharia de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos.

O Fuzor é um software integrado ao Revit e por conta disso funciona em tempo real.

Há inúmeras formas de uso deste programa, além de contar com várias ferramentas para criar moldes em realidade aumentada, possui também um diferencial que é fazer a análise identificando interferência e iluminação. 

Além disso, o Fuzor também suporta arquivos de diversos softwares da construção civil, sendo um aplicativo extremamente prático e eficiente.

Por fim, é fato que a Realidade Aumentada já está sendo o futuro, ajudando a aprimorar serviços. É importante avaliar que muito mais do que inovação, a Realidade Aumentada traz confiança e segurança ao usuário e seus clientes.

O profissional da construção civil que investe nessa tecnologia pode complementar seus projetos e atrair novas experiências, além de proporcionar conforto e bem-estar aos seus clientes.

Gostou do conteúdo e gosta de acompanhar temáticas a respeito de tecnologias disruptivas, metaverso e outros tipos de realidade, continue nos acompanhando por aqui e nos siga também no Instagram: @senseplus_ 😊

Índice

plugins premium WordPress

Nosso Email

oi@senseplus.com.br

Nosso Telefone

+55 (11) 9 9292-8331

Nosso Email

oi@senseplus.com.br

Nosso Telefone

+55 (11) 9 9292-8331